Fanfics
Seja bem vindo(a) ao Fórum Fanfiction.
Aqui você pode ler, escrever, comentar, jogar, fazer amigos e muito mais!
Então... o que está esperando? Se cadastre e comece a diversão! Very Happy

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fanfics
Seja bem vindo(a) ao Fórum Fanfiction.
Aqui você pode ler, escrever, comentar, jogar, fazer amigos e muito mais!
Então... o que está esperando? Se cadastre e comece a diversão! Very Happy
Fanfics
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Injustiças a Parte…

2 participantes

Ir para baixo

Injustiças a Parte… Empty Injustiças a Parte…

Mensagem por JuhSalvatore Sáb Set 03, 2011 7:24 pm

Fiz essa redação para a escola. Lendo O Símbolo Perdido, de Dan Brown, achei um parágrafo que resume exatamente o que eu quis dizer na redação. Por isso, resolvi reescrevê-la e postar aqui, certa de que vocês entenderão meus motivos e que esse não causará maiores problemas.
Se algum de vocês achar que o tema dessa redação é inapropriado, optem por não lê-la. E qualquer problema ou irregularidade as regras, por favor, avisem-me, e eu retirarei a redação do fórum, já que sei que religião é um assunto complicado para muitos.

O tema é MAÇONARIA, a seita.

Então, aqui vai. Espero que gostem.



INJUSTIÇAS A PARTE…

A verdade será distorcida, Langdon sabia. Como sempre acontece com os maçons.

A realidade é que a ênfase da irmandade na morte representa, no fundo, uma intensa celebração da vida. O objetivo do ritual maçônico é despertar o homem adormecido dentro de cada um, tirá-lo de seu escuro caixão de ignorância, alcançá-lo à luz e dar-lhe olhos para ver. Somente por meio da morte o homem pode compreender totalmente sua experiência de vida. Apenas depois de entender que seus dias na Terra são finitos ele pode compreender a importância de vivê-los com honra, integridade e altruísmo”
Dan Brown – O Símbolo Perdido.


Correndo o risco de apanhar aqui (kk'), vim falar sobre um assunto que sempre me deixou curiosa: a Francomaçonaria. Como muitos, eu pensava que essa seita era algo de macabro e de má índole, por assim dizer. Mas também, que tipo de seita veneraria caixões e caveiras, que não fossem as de má índole?

Um dia, na falta de outro livro, a fanática por leitura aqui resolveu aventurar-se no mundo de Dan Brown, lendo O Código Da Vinci. O livro me fascinou completamente, o que me levou a ler Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido, continuações daquele.

Além de muitas outras coisas, eu aprofundei meus conhecimentos sobre essa seita. O que me surpreendeu foi perceber na só o quão mal compreendida é a mesma, mas também o quanto sou ignorante por não ter pensado mais antes de julgar.

Depois de algum tempo, em um projeto de escola, assisti a palestra de um maçônico de grau 30. Como vocês podem não saber, os graus da maçonaria vão de 1 à 33, que aumentam de acordo com a sabedoria. Quanto mais você se aprofunda, mais alto é seu grau. você só pode subir de grau sendo convidado para o mesmo. O senhor era de um dos graus mais elevados, portanto, seu conhecimento era extremamente vasto. Levam anos de estudo para chegar até esse nível. Outro fato que vocês talvez desconheçam é o de que um maçom, mesmo de alto nível, precisa de permissão do “mestre maçônico” de sua loja para comentar sobre a mesma e sobre os rituais que lá procedem com alguém de menor instrução. Por isso, valorizei muito cada palavra do que aquele senhor disse, já que, provavelmente, não ouvirei outra pessoa dizendo o mesmo.

Ao fim da palestra, uma garota perguntou a ele como os maçons cultuavam caveiras e caixões e ainda assim se consideravam sãos. O senhor riu, e depois perguntou para ela algo como “você parou pra ver pelo outro lado?”. A explicação dele, chocou a todos. “O fato de cultuarmos o caixão é por que assim nos habituamos com a idéia de que a morte é uma coisa natural, e que, mais cedo ou mais tarde, ela chegará, é iminente. Já a caveira, a explicação é muito simples. Você, garoto afro descendente. Como é por baixo de sua pele em tom chocolate? E você, caucasiana, como é por baixo de sua pele alva? Exatamente. A caveira nos serve de lembrança de que, por baixo da pele, seja você rico ou pobre, branco ou negro, ocidental ou oriental, homem ou mulher, heterossexual ou homossexual, é exatamente igual aos demais: apenas uma caveira.”

A garota ainda tentou rebater, dizendo que outras religiões mundiais não cultuavam esse tipo de coisas, ao que o homem rebateu “De que religião você é, garota?”. Assim que ela respondeu, dizendo que era católica, o homem continuou. “Os católicos veneram, a todo o instante, um instrumento de tortura medieval (a cruz), compartilham do que dizem ser o corpo e o sangue do seu salvador e ainda por cima admitem que esse mesmo salvador foi torturado até a morte por culpa dos pecados alheios, sendo assim, punido pelo erro de outros. Alguém com intenção de manchar o nome da igreja católica poderia usar esses fatos como argumentos para provar que está certo, não é? E alguém mal instruído poderia considerar isso como impróprio ou de má índole, estou certo?”

Os alunos da minha sala calaram.

Ainda foi questionado sobre o motivo pelo qual mulheres não podiam entrar para a Francomaçonaria. Ele respondeu que há uma seita considerada “irmã” da maçonaria, pouco conhecida, porém destinada apenas a mulheres, onde, obviamente, os homens eram banidos. tudo isso por uma questão de cultura, mesmo motivo pelo qual mulheres não participam de seminários ou homens de conventos.

Comentou, ainda, sobre filósofos, artistas e cientistas brilhantes que já fizeram parte da maçonaria. E principalmente, ressaltou o fato de Maçonaria não ser uma religião, mas uma seita, e que por isso, um grande número de líderes religiosos do mundo todo fazerem parte da mesma e freqüentarem lojas maçônicas, não importando a religião pertencente.

Não me levem a mal, sou católica não praticante, com tendência ao espiritismo, e de maneira nenhuma estou tentando discutir religião com nenhum de vocês, muito menos fazer vocês mudarem de decisão religiosa, até por que cada um tem liberdade para crer no que ou em quem quiser. Minha única intenção era esclarecer alguns pontos que não raramente julgamos, mesmo não aprofundando-nos sobre o assunto, e que levam essa seita a ser extremamente mal compreendida mundo afora.


Qualquer dúvida ou curiosidade a mais, procure algum dos livros de Dan Brown acima citados ou uma loja maçônica em que algum deles esteja disposto a te atender e possa te responder sem maiores problemas.



PS.:
Se alguém se sentir ofendido ou incomodado, eu excluo a redação. Só quis postar por que achei que serviria ao meu propósito de instruí-los um pouco mais nesse desconhecido, todavia curioso mundo. Se tiverem alguma pergunta, eu espero saber responder.

depois dessa, postarei várias redações sobre julgamentos errôneos, envolvendo músicas, artistas, filmes, etc... isso se vocês quiserem, é claro.


Bjos, amo vocês.
JuhSalvatore
JuhSalvatore

Mensagens : 2809
Pontos : 9421
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 28
Localização : Aqui com os Winchester

http://twitter.com/HunterOfTheSPN

Ir para o topo Ir para baixo

Injustiças a Parte… Empty Re: Injustiças a Parte…

Mensagem por sofiee.. Ter Mar 27, 2012 1:42 pm

Não fiquei ofendida, pelo contrario, gostei muito do texto!
sofiee..
sofiee..

Mensagens : 133
Pontos : 4675
Data de inscrição : 26/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Injustiças a Parte… Empty Re: Injustiças a Parte…

Mensagem por JuhSalvatore Seg Abr 02, 2012 5:42 pm

que bom que gostou amr *-*
eu me encanto com essa seita e tals...
fico mtoooo feliz por vc ter gostado.
JuhSalvatore
JuhSalvatore

Mensagens : 2809
Pontos : 9421
Data de inscrição : 23/07/2011
Idade : 28
Localização : Aqui com os Winchester

http://twitter.com/HunterOfTheSPN

Ir para o topo Ir para baixo

Injustiças a Parte… Empty Re: Injustiças a Parte…

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos